(Será que também eu, já agora! me poderei considerar médica pelo facto de, sempre que estive doente, ter seguido as indicações dos médicos e lido atentamente os folhetos informativos de todos os medicamentos que já me foram prescritos??)
Impressionam-me, sobremaneira, as opiniões de alguns cidadãos pouco esclarecidos que se arvoram em peritos e emitem, à boca cheia, opiniões (chamemos-lhe, no mínimo, "infelizes"(…)!) quando têm um absoluto desconhecimento de causa sobre o que é ser professor. Sou licenciada em ensino e profissionalizada há treze anos. Considero-me (e sou!) uma excelente profissional do ensino, entre dezenas de outros excelentes profissionais na minha escola e entre milhares no país (sim! porque a excelência é a norma e a mediocridade a excepção!), que se tem dedicado de alma e coração à verdadeira MISSÃO que é a nossa profissão.
Na semana passada, tive conhecimento que o namoradinho da minha filha (de vinte anos de idade e com o 12º Ano de escolaridade ) está a auferir cerca de 100 Euros mais do que eu, como vigilante nocturno numa empresa, enquanto aguarda o ingresso no ensino superior. Penso que não preciso acrescentar mais nada quanto aos nossos maravilhosos ordenados!!!
Passemos agora ao quão pouco nós trabalhamos:No meu horário constam 28 tempos semanais que resultam em 24 horas lectivas (sim, porque os intervalos de 10 minutos que dedicamos a tirar fotocópias, a ouvir e aconselhar os nossos alunos e a resolver conflitos entre eles, etc.,etc., não entram na contabilidade do tempo oficial!).
Lecciono turmas de 6º ano e as seguintes disciplinas e áreas: L.P., Inglês, Estudo Acompanhado e Formação Cívica; também tenho a cargo: aulas de ensino individualizado de Inglês a um menino do Ensino Especial; APA de Inglês aos alunos com necessidade de apoio; uma aula de substituição por semana e "A hora do Conto" na Biblioteca Escolar.
Para os colegas seria escusado especificar mas, para os não colegas é necessário esclarecer que cada uma destas actividades exige horas intermináveis de preparação, pesquisa, planificação, produção dos mais diversos materiais que fazemos e pagamos do nosso bolso! (…).Juntemos-lhe (a, pelo menos hora e meia cada, na melhor das hipóteses) as reuniões de: Departamento de Línguas; Subdepartamento de Inglês; Subdepartamento de L.P; Grupo Disciplinar de L.P.(não existente oficialmente mas necessário!); Grupo Disciplinar de Inglês (idem);Directores de Turma; Conselho de Turma de P.C.A.; Conselhos de Turma de início de Ano Lectivo; Conselhos de Turma Intercalares; Conselhos de Turma de final de cada Período Lectivo; R.G.P para informação e esclarecimento de dúvidas (…)São tantas as reuniões… sei que me esqueci de muitas!
Basta que vos diga que, em cada domingo à noite, sem ter saído a lado nenhum a não ser para ir buscar mantimentos, a minha casa está um caos e, ainda assim, nunca consigo concretizar tudo aquilo que tencionava (correcção de testes, de trabalhos individuais e de grupo, de trabalhos de casa, de composições, preparação das aulas, produção de fichas informativas e formativas, elaboração de fichas de avaliação formativa e sumativa…)
E atenção! Eu ainda sou daquelas sortudas que já tem os "rebentos próprios" crescidos, pouco precisando de supervisão e acompanhamento, o que me permite dedicar mais tempo aos "rebentos adoptados" que são todos os meus alunos.Adicionemos, agora o factor Formação Contínua e Avaliação que, bem ou mal, sempre tivemos (contrariamente ao que tem sido divulgado!) e que nos consome entre vinte e cinco a cinquenta horas anuais (oficialmente) e, na realidade, cerca do quádruplo do tempo.
Acrescentemos-lhe, em seguida, as nossas (tão cobiçadas por todos) FÉRIAS, no decorrer das quais, enquanto as crianças estão ausentes das escolas, nós fazemos reuniões de avaliação, elaboramos pautas, fazemos relatórios, produzimos grelhas para Avaliação Interna, Externa… para estatística disto e daquilo…fazemos matrículas, exames, actualização de dados informáticos, constituição de turmas, elaboração dos Planos Anuais de Actividades e concepção das mesmas, inventários, melhoramentos nas instalações da escola (reparação e pintura de portas, quadros, mesas, paredes…, serviços de electricista, de informático, de secretaria, de jardinagem, de angariadores de fundos para a escola e de estágios para alunos…)Meus caros concidadãos não docentes, não nos invejem!As nossas férias são um mito!
O tempo que nós DOAMOS e temos dedicado desde sempre ao estado, ao país, aos nossos alunos, às nossas escolas, sem nada pedir em troca a não ser respeito, consideração e compreensão, não é passível de pagamento! Não haveria tempo de férias suficiente que nos compensasse minimamente.
Gostaria que transpusessem para as vossas realidades profissionais a nossa realidade.Imaginem-se a amar incondicionalmente os vossos clientes, os vossos utentes, os vossos pacientes, mesmo aqueles que vos insultam e desrespeitam, que vos tentam impedir de trabalhar em condições, através de quaisquer meios de sabotagem!
Imaginem-se a sofrer uma falta sempre que cheguem 5 minutos atrasados ao serviço. Imaginem-se a estar alerta 100% do vosso tempo de trabalho, sem licença para intervalos de café, w.c., escapadelas na net e outras que não me ocorrem.Imaginem-se a trabalhar noite adentro horas extraordinárias para os vossos patrões (não pagas ou sequer reconhecidas) utilizando recursos pagos do vosso bolso, sem dedução no IRS.Imaginem-se a não poder faltar uma única hora sequer (com prejuízo na vossa avaliação e consequente progressão na carreira) sob qualquer boa razão, quanto mais pretexto! Imaginem-se a tentar dormir sem conseguir, porque da vossa mente não sai o fervilhar de pensamentos para dar resposta a este ou aquele problema que um vosso "cliente" vos confidenciou, manifestou ou suscitou.
Tanto fica por dizer…mas a conversa já vai demasiado longa.
Peço-vos: ajudem-nos a salvar o Ensino Público no país. Precisamos de vós como aliados, não como inimigos, a bem de TODOS os portugueses.
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