BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
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sábado, 28 de junho de 2008

DA PROMISCUIDADE EDUCATIVA À MINISTRA DA AVALIAÇÃO E AO MINISTÉRIO DA ESTATÍSTICA

A ministra já tinha avisado que "chumbar" era a via do facilitismo.
Chumbar, era igualmente um custo "muito elevado" por aluno.

Os professores de Matemática da escola Tomás Cabreira já tinham denunciado isto em comunicado.
Esta constante e permanente pressão que o ministério exerce sobre os professores para seguir a via do sucesso a martelo e a qualquer preço, já há muito que tem vindo a ser denunciado.
Como têm vindo a apresentar queixa contra este FACILITISMO e PROMISCUIDADE EDUCATIVA e CULTURAL, várias associações de professores.

As provas e exames passaram a ser BÁSICAS, extremamente elementares.

Agora, até a "insuspeita" Margarida Moreira, quer que as correcções das provas se façam por critérios que elevem" a média" do sucesso a martelo.

Às vezes pasmo com tanta admiração pelo que está a acontecer no ensino em Portugal

Mas então digam-me lá uma coisa:

Sócrates não tirou o "diploma" ao domingo? Das 31 cadeiras que tinha de fazer, não lhe deram equivalência a 26? das 5 que sobraram, 4 não foram dadas pelo mesmo professor Morais, o amiguinho do peito? A outra, Inglês Técnico não foi dada pelo reitor, preso por falsificação de documentos? Já para não falar nos bilhetinhos pessoais em papel timbrado da Secretaria de Estado do Ambiente.


ENTÃO estavam à espera DE QUÊ?

HONESTIDADE? RIGOR? MÉRITO? TRABALHO?

... ora, ora, ... se o exemplo de OPORTUNISMO e de FACILITISMO vem do 1º ministro ...

3 comentários:

Anónimo disse...

Sou aluno e disso me orgulho, tenho é pena que a maioria dos alunos portugueses não tenha capacidade argumentativa para debater certos assuntos com os professores pois isso traria muitos benefícios para ambas as partes.
Sobre o facilitismo nos exames devo dizer-lhe que o que interessa na aprendizagem não são as notas, e digo-o por experiência própria, os teste revelam a nossa capacidade de "MARRANÇO E DECORANÇO". Se um aluno sabe decorar é o mais inteligente do país? Pois vós, professores assim o afirmam erradamente com testezinhos.
Quanto á avaliação dos professores sou totalmente de acordo pois se os trabalhadores do sector privado são avaliados, do mesmo modo os professores o devem ser e quem melhor para o fazer do que os alunos que convivem com eles todos os dias? Os professores querem ter aquelas benditas regalias por serem trabalhadores públicos, pois os trabalhadores dos sectores privados não as têm e trabalham muito mais por objectivos e pelo cargo que ocupam. O que é que os professores lutam pelos seus cargos??
Obrigado pela atenção,
Gonçalo

Francisco disse...

Gonçalo
1 - O facilitismo nos testes, NADA tem a ver com mais ou menos "marranço", tem a ver com a necessidade do SABER, SER CAPAZ, CONHECER, de uma cultura importante para todos que não se deve limitar ao que é básico e elementar.
Deixar os alunos com uma cultura básica é promover um país ignorante hipotecando o futuro. Isto é o que se tem procurado, apenas e só, com argumentos economicistas e estatísticos.
Já nem quero entrar pelas "Novas Oportunidades", CEF´s e os ditos "Cursos Profissionais". Se o Gonçalo é aluno, sabe o que estou a dizer

2 - Sobre a avaliação de professores, diga-me
ONDE
, repito, ONDE é que está escrito que os professores NÃO QUEREM ser avaliados. ONDE?
O que é que o Gonçalo diz ao facto dos professores terem sido classificados com base EXCLUSIVAMENTE nos últimos 7 anos de serviço? Eu tenho 34 anos de serviço e apenas fui classificado pelos últimos 7, acha bem? Quem teve cargos, funções e todo o tipo de RESPONSABILIDADES antes dos 7 anos, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA contou para o acesso à categoria de professor ttular. E TODOS aqueles BONS e MUITO BONS professores que apenas quiseram exercer aquilo que sempre amaram que foi ENSINAR, neste momento, não são titulares.

Já percebi que não sabe, nem conhece as fichas de avaliação de professores. Não conhece! Está a falar pelo que ouve, coisa que é cada vez mais frequente, infelizmente. São fichas e grelhas que em lado NENHUM existem, em nehuma profissão, pública ou privada, onde em Lisboa os professores são avaliados de uma maneira e em Aveiro de outra maneira e, no Porto completamente diferente.

Há professores com doutoramento do antigo 10º escalão a serem avaliados por licenciados do antigo 8º escalão.
Acha bem?

PORQUÊ que os professores não marcam ponto na escola? Trabalhavam as 35 horas e depois iam para casa ter com a família, não acha?
Não marcam ponto porque trabalham muito mais que as 35 horas e em casa. Utilizam impressoras, computadores, folhas ... tudo seu, a escola não lhes paga.

Pense em tudo isto.

Anónimo disse...

Desculpe, se você ascha que nas outras empresas é marcar o ponto a determinada horas sem trabalhar em casa engana-se redondamente pois por exxemplo o meu pai trabalha de segunda a sábado das 8 ás 7 e recebe apenas como se trabalhasse de segunda à sexta 8 horas por dia. Fa-lo pelo seu empre e por vontade de melhorar a sua empresa. isto para não falar do stress que não o deixa dormir e dos problemas com funcionários (baixas, roubo, etc..). Marcar o ponto é de funcionários fabris que ganham salários minímos sem exercer actividade psicológica alguma.