BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A RESPOSTA DE BOB GUELDOF


Pergunta - Sabia que as suas críticas ao governo de Angola tiveram um grande impacto junto das autoridades angolanas?

Bob Geldof - Não me interessa. Uma parte do meu trabalho é falar verdade para o poder, não estou a pedir às pessoas que gostem de mim ou que me elejam.
Falo apenas por mim, conheço África há 25 anos, o governo de Angola é uma cleptocracia, potencialmente o país é um dos mais ricos do planeta e 200 pessoas controlam o país enquanto 15 milhões vivem na miséria total.
Claro que Angola vai mudar, há hoje mais países mais ou menos democráticos em África e o papel da sociedade civil está a crescer, os sindicatos estão a regressar, e é incrível mas os africanos estão a dar lições de direitos humanos aos chineses em África. Há bons exemplos na Nigéria, Uganda, Quénia ou Moçambique, onde o ex-primeiro ministro Joaquim Chissano ganhou um prémio internacional pela boa governação. E o resultado desta boa governação é um crescimento económico de 10% ao ano, tal como o Botswana. Apesar de partirem de uma base baixa, é muito importante, porque significa que as estruturas do Estado e das instituições estão a funcionar, o que quer dizer que o sistema de educação da população funciona, tendo um importante impacto no crescimento económico.
Eu não quero insultar ninguém em Angola, mas a verdade é que é um dos países mais pobres do mundo e ao mesmo tempo é um dos mais ricos.
Para onde vai o dinheiro? Para os dirigentes, eles estão a roubar, são criminosos.

Sem comentários: