A propósito ainda deste "post", mantenho alguma reserva sobre o efeito da ministra da educação ter vindo abocanhar para a opinião pública o facilitismo que ela considera ser "chumbar" os alunos, isto é, não enche-los de chumbos mas sim reprová-los, ou melhor dizendo retê-los no mesmo ano da escolaridade em que se encontram
"Facilitismo, é chumbar" - não é difícil perceber-se para quem ela terá falado. Não foi certamente para os professores que estão muito mais à vontade para explicar à srª ministra como se deve ensinar. Não, não foi. Foi uma linguagem brejeira, direccionada para os pais e alunos, mais um artificio de conflito e pressão que os atire contra os malandros dos professores.
Os professores têm de trabalhar MAIS. Soa bem aos ouvidos, principalmente da CONFAP. O orgulho de quem diz que perdeu os professores mas ganhou a população, é o reflexo do caminho brejeiro que esta ministra escolheu na cruzada contra ( e sempre) os professores.
"Facilitismo, é chumbar", diz a ministra esquecendo-se de dizer que o facilitismo que ela quer e pretende é a estatística fácil e simplex de um sucesso, apenas e só estatístico, cada vez maior na "inducação" em Portugal que arrasta os jovens para a ignorância, incompetência e incapacidades básicas com que a falta de rigor e a burocracia ASSALTARAM o Ensino. Como se já não bastasse aos professores ter-lhes sido substituído o tempo para dar e preparar aulas pelo tempo de reuniões, mais reuniões e mais reuniões, de fichas, de grelhas e de mapas cujo produto final, a maior parte das vezes, ou é ZERO ou ABAIXO DE ZERO.
"Facilitismo é chumbar" cheira a música pimba!
A este propósito, depois admirem-se com autênticas pérolas como esta de um dos nossos alunos eruditos que vão saindo das escolas. Qual Homero ou Camões, qual Eliada, Odisseia, Lusiadas poderão ser comparados com esta " deliciosa e talentosa" prosa de um futuro lusitano .
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola.
Pq o aluno tb tem direitos e se n vai á escola latrá
os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões
qd um aluno não vai á escola. primeiros a peçoa
n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação
estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima
de trásosmontes é munto montanhoso?
ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina?
ou cuantas estrofes tem um cuadrado?
ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas
tipo cuantos cantos tem 'os lesiades', q é um livro xato
e q n foi escrevido c/ palavras normais
mas q no aspequeto é como outro qq
e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on,
mas os bitaites dos profes até dam gomitos
e a malta re-sentesse, outro dia um arrotou
q os jovens n tem abitos de leitura e q a malta
n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras
foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao'
é q conceguiu assertar lhe com um sapato.
Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes
até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam
como na minha escola q á um curço de otelaria
e a malta aprendemos a faser lã pereias e
ovos mois e piças de xicolate
q são assim tipo as pecialidades da rejião e
ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro.
Ah poizé. Tarei a izajerar?
1 comentário:
"Facilitismo é chumbar" é um bom exemplo de 'newspeak' eduquês...
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