quinta-feira, 15 de março de 2007
DESPORTO e/ou SAÚDE
O nosso corpo é de facto uma máquina!Mas enquanto o automóvel, como máquina que também é, se desvaloriza com a sua utilização, o corpo humano utiliza esse movimento para se valorizar.
Melhor dizendo, deve saber utilizar esse movimento porque, na verdade, nem tudo o que seja movimento, desporto ou exercício, nos valoriza, isto é, nos dá saúde.
O Desporto levado ao seu extremo, a níveis de competição ou como se gosta muito agora de dizer, de alta competição, não é, nem pode ser, a mesma coisa que promover uma actividade física balizada por uma prática desportiva regular, por ideais de lazer e de ocupação de tempo livre.
De uma forma geral, aceita-se que a prática desportiva traz benefícios à saúde individual e contribui para o bem estar físico individual e mental das populações
Independentemente da intensidade do esforço que o tipo de actividade física requer, existe também uma fonte de lesões que têm repercussão no estado de saúde de cada praticante e custos económicos elevados.
A prática de actividades físicas desportivas, requer portanto um conjunto de regras e cuidados que visem a prevenção de lesões, a promoção da saúde e a adopção de um estilo de vida activa e saudável.
Em suma: o Desporto não dá saúde, o que é preciso é ter saúde para fazer desporto
Está dado o pontapé de saída para umareflexão sobre o tema e para o desenvolvimento de alguns conceitos e atitudes que tenham em vista estes dois bens preciosos: o Desporto e a Saúde
Marcadores: Desporto, Política, Angola
Desporto
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário