BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

quinta-feira, 15 de março de 2007

DESPORTO e/ou SAÚDE














O nosso corpo é de facto uma máquina!Mas enquanto o automóvel, como máquina que também é, se desvaloriza com a sua utilização, o corpo humano utiliza esse movimento para se valorizar.

Melhor dizendo, deve saber utilizar esse movimento porque, na verdade, nem tudo o que seja movimento, desporto ou exercício, nos valoriza, isto é, nos dá saúde.

O Desporto levado ao seu extremo, a níveis de competição ou como se gosta muito agora de dizer, de alta competição, não é, nem pode ser, a mesma coisa que promover uma actividade física balizada por uma prática desportiva regular, por ideais de lazer e de ocupação de tempo livre.
















De uma forma geral, aceita-se que a prática desportiva traz benefícios à saúde individual e contribui para o bem estar físico individual e mental das populações
Independentemente da intensidade do esforço que o tipo de actividade física requer, existe também uma fonte de lesões que têm repercussão no estado de saúde de cada praticante e custos económicos elevados.

A prática de actividades físicas desportivas, requer portanto um conjunto de regras e cuidados que visem a prevenção de lesões, a promoção da saúde e a adopção de um estilo de vida activa e saudável.

Em suma: o Desporto não dá saúde, o que é preciso é ter saúde para fazer desporto


Está dado o pontapé de saída para umareflexão sobre o tema e para o desenvolvimento de alguns conceitos e atitudes que tenham em vista estes dois bens preciosos: o Desporto e a Saúde

Sem comentários: