BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

EMAILS QUE IMPLICAM O ZÉZITO


E-mails recebidos pela Freeport ilustram amplamente a corrupção. O Estudo de Impacto Ambiental é o que requer maiores ‘luvas’, designadas por ‘bribery’. Um dos homens-chave português é designado por ‘Pinocchio’. A empresa conhecia por antecipação as decisões políticas

Os E-MAILS recebidos em 2001 e 2002 pelos responsáveis da Freeport no Reino Unido, provenientes de Portugal – designadamente de Charles Smith, sócio da empresa contratada para obter as aprovações necessárias à construção do outlet de Alcochete –, implicam José Sócrates e responsáveis de organismos do Ministério do Ambiente e da Câmara de Alcochete numa negociação quanto aos passos a dar para conseguir que o empreendimento tivesse luz verde.

Estes e-mails revelam ainda uma grande promiscuidade entre os representantes da Freeport e esses dirigentes, bem como um conhecimento antecipado das decisões oficiais e das datas em que seriam tomadas.

Na correspondência trocada, as «bribery» – pagamentos por baixo da mesa ou ‘luvas’, acordados entre os dois lados – são palavras recorrentes.
Alguns excertos dos e-mails trocados:
- «tudo deve estar concluído antes do novo Governo tomar posse»
- «tenho estado sob ordens muito rígidas do ministro para não dizer nada»
- «enviar a taxa em duas partes, uma para o Estudo de Impacto Ambiental e outra para os protocolos. Tenho as pessoas sob controlo graças a essa transferência»
- «para o Estudo de Impacto Ambiental é necessário pagar mais 50K. Não digo para pagar já, faça só a transferência»

O dia 14 de Março é o dia mais importante para que tudo se resolva”, lê-se na mensagem que Charles Smith enviou, a 10 de Março de 2002, para Garry Russell, director do Freeport no Reino Unido. Foi dia 14 que o aval ambiental foi conseguido.

Num dos e-mails o engenheiro escocês alerta Russell: “Na reunião de 17 de Janeiro assumiste que pagávamos pelo estudo de impacto ambiental 90 por cento à cabeça, mas aconselho-te a dividir a quantia em três ou mais tranches”. Terá sido nesta data que, segundo a carta rogatória inglesa, José Sócrates participou num encontro com responsáveis da empresa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, gosta de definições? Pois deve gostar, senão não tinha a "Liberdade de expressão e informação" segundo a lei Portuguesa logo ali à vista...espantamos pecados? Deixe-me dar-lhe uma ajuda. Aqui tem outra definição segundo a mesma lei: ARTIGO 180.º (Difamação)

1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.

Assim já não tem tanta piada!
Ah! A propósito...Eu também sou professor. Mas eu penso por mim!!

Anónimo disse...

BRANCA DE NEVE , A BRUXA E PINÓQUIO ENCONTRAM-SE NA FLORESTA .

- SOU A MAIS LINDA DO MUNDO ! - DIZ BRANCA DE NEVE
- SOU A MAIS FEIA DO MUNDO ! - DIZ A BRUXA
- SOU O MAIOR MENTIROSO DO MUNDO ! - DIZ PINÓQUIO

E ENTÃO ENTRAM, UM DE CADA VEZ, NA GRANDE CAVERNA, PARA FALAREM
COM O SÁBIO DA FLORESTA, O POSSUIDOR DO ESPELHO MÁGICO DA VERDADE.

- BRANCA DE NEVE ENTRA E SAI MUITO FELIZ: - SOU MESMO A MAIS LINDA DO MUNDO!

- A BRUXA ENTRA TAMBEM E SAI TODA SORRIDENTE: - SOU MESMO A MAIS FEIA DO MUNDO!

- PINÓQUIO ENTRA POR ÚLTIMO, SAI ENFURECIDO E PERGUNTA:

- PÔRRAAAAA !!!! QUEM É O SÓCRATES ????

Francisco disse...

Ao anónimo das 14:23

Isso não é o ARTIGO 180º da CRP mas sim do CC.

Não percebo é porque razão não incluiu nesse artigo o ponto seguinte
2- A conduta não é punível quando:
a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos;

Assim já tem piada, não?
Mais, faça o favor de me processar que eu até gostava. Olhe avise o Zézito que ele não deve saber o que dizem dele.

E já agora, como parece ser um daqueles socialista defensores do governante MAIOR MENTIROSO de que não há memória e que deixa envergonhado qualquer português por ter um homenzinho tão baixo de exemplos à frente de um governo que, NUNCA consegue explicar as pouca vergonhas por onde se mete, diga-me, por favor, os ARTIGOS onde possa punir
- quem FALSIFICA notas biográficas na Assembleia da República,
-quem tira uma licenciatura a um DOMINGO com todo um percurso AINDA NÃO EXPLICADO E COMPLETAMENTE POR ESCLARECER,
- quem utiliza títulos académicos indevidos no Portal do Governo,
- quem utiliza impressos de ofícios do governo para fins de tráfico de influências,
- quem assina projectos de amigos de casas que não construiu e que algumas delas em DOIS (2) dias foram aprovadas,
- um inquérito levantado que é analisado pelos FUNCIONÁRIOS SOCIALISTAS da PRÓPRIA AUTARQUIA,
- quem fuma às escondidas no avião contra uma lei que ele tinha acabado de a fazer e depois, não contente - queixinhas - foi denunciar que o ministro da Economia também tinha fumado, teve a distinta lata de fazer de nós parvos e dizer que NÃO SABIA e ... NÃO A PAGOU,
- agora é a trapalhada POLÍTICA do FreePort que independentemente do suborno ou não, É EVIDENTE que HÁ MUITO POUCA OU NENHUMA SERIEDADE em TODO o processo.

ahhh... e aquela VERGONHA do relatório da OCDE em que TODOS OUVIMOS o que ele disse e depois teve uma vez mais o descaramento de desdizer como se fossemos todos surdos, parvos e ingénuos.
ALDRABÃO, MENTIROSO .

Tenha paciência, custa-lhe ouvir isto do seu amigo mas É A VERDADE

Anónimo disse...

http://dossiers.publico.clix.pt/dossier.aspx?idCanal=2708