BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

sábado, 28 de julho de 2007

ZENU FUTURO PRESIDENTE DE ANGOLA?

Como soe dizer-se não fumo sem fogo.

Parece que afinal se prevê uma dinastia! SERÁ? À Semelhança do que aconteceu no Togo e em vias na Guiné?

Maputo - Em Angola a figura presidencial é indiscutível e até certo ponto assunto tabu, pelo que muitos observadores ali estabelecidos ainda pouco ou nada destas movimentações deram conta - informante do Correio da manhã em Angola.
Observadores atentos em Luanda acreditam que o actual Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, vulgo ZEDU, está a preparar José Filomeno Santos (ZENU), de cerca de 30 anos de idade, seu filho com uma angolana residente em Londres, para lhe suceder no cargo.

As mesmas fontes, citadas pela publicação portuguesa África Monitor Intelligence, referem que ZENU tem sido visto com alguma frequência no palácio presidencial angolano, por vezes para contactos com o pai, do qual ultimamente também se acercou mais na vida familiar e privada.

Analistas de referência apontavam ZENU como aparentando inclinação para negócios, a exemplo das irmãs Isabel e Tchizé. É dado como tendo interesses (participações) numa companhia privada de petróleos, a SOMOIL, numa empresa de construção em associação com a Africa Corporation, da China, e ainda na empresa de transportes TURA.

Consta que o PCA da estatal SONANGOL, Manuel Vicente, é um dos seus melhores amigos. Têm sido referenciados juntos em viagens ao estrangeiro, para as quais este usa um avião privado da companhia. À SOMOIL, de que também é sócio Desidérito Costa, está reservada uma participação na nova refinaria do Lobito.

Contrariamente ao que sucede em Moçambique, onde temas destes são despudoradamente discutidos, em Angola a figura presidencial é indiscutível e até certo ponto assunto tabu, pelo que muitos observadores ali estabelecidos ainda pouco ou nada destas movimentações deram conta, conforme comentários de um deles para o Correio da manhã.

Comenta-se que, em Angola, "as elites são muito mais complicadas, o país é muito mais espalhado e tem um passado recente militarista, o que significa que há muito mais tropas,generais, muito mais 'ratazanas' para alimentar, apesar de a paz interna estar a progredir".

Fazem notar que ZEDU é neste momento um ponto fulcral de equilíbrio de todas estas pressões e tendências, que "gere com uma contenção verbal curiosamente em total desfasamento com aquilo que é típico de muitos angolanos (vaidosos, desbocados e com o rei na barriga)...".

As nossas fontes baseadas em Luanda manifestam-se muito cépticas quanto à sucessão de ZEDU por ZENU: "Não é em Londres que se faz carreira política e duvido que ele nesta fase tenha a hipótese de ter mão nas elites e nas correspondentes 'ratazanas'. Seria comido vivo".

Mas outros analistas afirmam notar movimentações para dissipar eventuais ansiedades de sectores ligados ao regime que dão mostras de inquietação relativamente ao seu futuro após a retirada de ZEDU, o mesmo acontecendo em relação a interesse(ado)s externos, de natureza diversa, que se implantaram ou estão em vias disso em Angola com o actual Presidente e o seu Governo como garantias.

Precedentes africanos

Caso efectivamente ZEDU (que anda a protelar a realização de eleições - a data que mais recentemente anunciou é 2009, mas observadores a ter em conta acreditam que tal apenas poderá suceder lá para 2010/11) criasse condições para ser sucedido pelo filho, tal atitude estaria na esteira de casos já ocorridos em alguns países africanos em tempos não muito recuados.


- Ngnassimbe Eyadema, do Togo, impôs o filho, com a conivência dos chefes militares.
- Laurent Desirè Kabilá, da República Democrática do Congo, fez o mesmo, com o Ocidente a associar para o lado.

- Consta que Lansana Contè, da República da Guiné, está a abrir caminho à sua substituição por um dos filhos, Uddumsne Contè, actualmente a residir em Bissau.

Fonte: CORREIO DA MANHÃ (Maputo)


15 comentários:

Anónimo disse...

ate tu Zenu?!!! "Mavo". hum vces?!!!!

Anónimo disse...

parabens q corra tudo do melhor.poly um abraco

edson sousa disse...

parabens zenu.sei e estou confiante que tu vaz-te sair como um bom chefe do estado angolano,e amigo do povo angolano.sei que estarais presente na dificuldade do nosso e teu povo angolano.tendo confiança na sua intelegencia,e maturidade em governar o solo angolano.amigo ,irmao,e futuro pai da naçao angolana sei que tens contigo uma tarefa que nao e facil mais se utilizares a tua bela inteligencia,e a irmandade ao povo angolano ,entao terais o nosso e teu futuro povo angolano nas suas maos.pra tal contamos consigo para acabar com a mizeria dos hospitais,das escolas,etc.nao esquecendo de rever um salario digno a populaçao .tendo em conta que terais contigo um guia que te vai mostrar os caminhos certos para um grandioso futuro na carreira politica o homem mais inteligente do mundo do meu ponto de vista o seu pai.nao te deixes levar no lado negativo por pequenos comentarios de cidadao angolanos que nao o vejam com bons olhos como futuro presidente do nosso pais.viva o nosso futuro camarada presidente -jose filomeno sousa dos santos<zenu< viva.angola e povo angolano ainda seram gratos a este grande homem.se angola estivesse em minhas maos ja o entregava porque sei que tens bons fins e projecto para levares o nosso e teu pais para um. dos mais potencial pais do mundo.boa sorte e enfrente e o caminho .trabalha e nao da confiança.

Angolano disse...

Nao, aprovo xta visao de uns poucos. Ate pq, as pessoas mais antigas no activo da vida politica angolana, teriam mas capacidades de tornar angola. Num pais credivel e respeitados anivel mundial. E por outro lado a presidencia da Republica de Angola, nao e de maneira nenhuma ou forma. Um "trono" ke deva passar de geracao a geracao. + aceitaria ver o zenu a ajudar a desenvolver a industria comercial angolana, visto ke ele ja vai a meio caminho andado. E kem sabe daki a uns 20 anos, se mostrar ke fez a diferenca necessaria no seio da sociedade angolana. Ai, sim poderia ousar sonhar em ser presidente da Republica de Angola.

Anónimo disse...

Não vejo a sua qualidade de seris o presidente deste pais qua se chama angola. nunca foste bom politico nunca sentiste este solo angolano ardente, o seu pai e outros dirigente da nação só lutam para o interesse pessoal espero um dia isto vem a mudar porque o povo angolano esta de olhos abertos, o meu povo vai se revoltar assim que poder tarde ou sedo mas vamos porque somos filhos desta patria.

Anónimo disse...

pq razão isso deve acontecer? se bem q o rapaz ja tem, assim pode roubar pouco. pensando bem, acho q vale apena. mete - se ali um pobre, até q enriquecer - se a si e a familia, os vizinhos os amigos os angolanos morreram todos. épa, vale a pena

zenuldes de mora disse...

Epa fazer o k se o pais ta vendido e só falta receber o troco. uns ate fingem-se de musicos, dessa forma teram aceitaçao do publico, ate no k nao diz respeito a musica..........
acho justo desde k me puxem do lado deles, o k nunca vai acontecer, deixem tambem os outros, acredito k exist pessoas capacitadas somente para fazer o bem a humanidade, praké..!!!cometer o mesmo k o maioritario....me vao desculpar mas ........NÃO SERÁ UM BOM CHEFE DO ESTADO.......... e mau exemplo prá um pais como o nosso.....os outros burros que se seguem, faram a mesma merda, e em vez de melhorar essa chite vão e massacrar ela entao NÃO VALE APENA......

desisto ..............

Anónimo disse...

Se Zenu vai ser o futuro presidente de Angola nao e mal o que queremos e temos que pedir a Deus e um Pais melhor sem sofrimento dor tristeza miseria e pobreza forca 1,2,3 o Angolano olha pr o desemprego a juventude do gueto estamos a sofrer

Francisco disse...

As pessoas são livres de exprimir os seus comentários mas têm de o saber fazer com educação.

Todas as manifestações que não sejam com linguagem apropriada, serão eliminadas independentemente da concordância ou discordância que manifestem.

Anónimo disse...

as pessoas sao livres devem fazer os seus comentarios desde que seje com educaçao e respeito, o zenu nao tem culpado de nada simplesmente esta a ser sondado como futuro presidente de angola e como eu conheço desde quando andavamos na escola nao sei se ele aceitara esta posiçao no entanto devem o respeitar como cidadao.obrigado(((GIBA LOLO))))

Anónimo disse...

Desde que eu tenha o que comer e beber já não me importo com quem seja ou venha ser o cabeça angolana. Só não partam e´a minha casa.

Anónimo disse...

Isto é que se chama ambição demais. quem disse que o filho tem que substituir o pai? e nós estamos aetudar porque? costuma-se dizer ainda em parábolas de que o filho do peixe é peixe. olhem povo angolanos, a questão não é quem tem mais dinheiro é que pode ser presidente do país para não roubar mais. sérá que o filho tem mais dinheiro que o pai? é claro que não. mas assituação do pais está cadavez pior, é só acreditar um pouco de que o dinheiro não chega na vida, por mais que tenhamos, queremos mais ainda. eu não apoio este regime.

eu sou jovem de 28 anos que nem casa, carro mulher filhos emprego se tenho. por causa da vossa má governação. estou alimentando aminha esperança na mudança em 2012e ainda vêm mais com essa?

eu sou o F.F filho de F.Z e de L.Q
Nascido as 18 de 06 1982.

Unknown disse...

Mais porque tanto orgulho e interece de seres presidente deste pais sabendo que nada vais resolver para o povo angolano?

A fortuna que possues será que não chega? olha eu já fui sego hoje tenho uma boa visão graças ao tempo vivido que foi limpando a minha visão. eu já reprovei o regime deste patido por isso tambem qualquer outro q passar para dirigir o pais será o mesmo.

eu quero mudança do partido

Anónimo disse...

Mais ser presidente como não o interece do povo angolano é unico.

o bem estar das populações, oportunidade do emprego para todo jovem que pelomenos tenha o seu ensino medio tecnico profissional com um salario que correspode a sua realidade de vida. por favor levem em pratica o ditado de Agostinho Neto... o mais importante é resolver o problema do povo. basta fazer isso, mesmo k forem 200 anos no poder não me preocupo. faça já isso apartir de agora.

Anónimo disse...

Sou uma brasileira de 32 anos. Nunca pisei em Angola, mas tenho uma simpatia enorme pela terra de vocês, tanto que tenho como um desejo latente conhecer Angola.
Recentemente postei um pequeno comentário sobre a tirania de José Eduardo dos Santos no meu blog:http://fantasticafabricadeanna.blogspot.com/
Fico estupefata pelo fato de um mesmo homem estar a tanto tempo no poder, isto é absurdo.
Sei que não sou ninguém pra julgar um governo que só conheço a má fama, mas sinceramente tenho apreço pelo povo angolano, acho Angola um país de uma riqueza cultural única, por isto torço para que o melhor aconteça por ai.
Nada sei sobre este moço, a não ser o fato de que tenha nascido e crescido em berço de ouro!
Se um dia for eleito, é porque o povo assim quis, e neste caso espero que faça jus ao que o povo decidiu, se não for... bem, particularmente acho 42 anos tempo por demais para um autocrático domínio familiar.
Está é minha opinião.
Boa sorte para todos vocês!