

Departamento de Matemática da Escola Secundária Tomás Cabreira
Por outro lado, nas imagens seguintes, esta agressão à natureza, este autêntico massacre impune a animais indefesos e também eles completamente inocentes, atraídos para a mortandade, passa-se num país que à partida seria civilizado, europeu - a Dinamarca. O assassínio em massa, de forma cobarde, é uma prática impune que nos deve enojar. Também esta agressão a elementos da natureza, principalmente pela forma como ela é feita, merece um momento de grande reflexão e um repudio solene. Uma barbárie que devia ferir a sensibilidade de qualquer um em pleno século XXI.
E AINDA DIZEM QUE A CRISE É CULPA DA FUNÇÃO PÚBLICA !!!
E outros que mais…!!!!!
Não ao abastecimento na Galp, na BP e na Repsol
Só a BP, por exemplo, no 1.º trimestre, obteve um lucro 53% superior ao do mesmo trimestre do ano passado e a Galp lucrou 23% e a Repsol um lucro de 39%. Estamos a falar de LUCROS RECORD das petrolíferas, não se esqueçam.
Será que o governo não tem meios para pôr cobro a esta pouca vergonha? Ou será porque o governo também ganha com o aumento dos combustíveis e que tem que compensar as suas contas, em função da redução do IVA em 1%, já a partir de Junho?
Curiosamente, depois da visita de Sócrates à Venezuela e dos acordos assinados para a importação de petróleo venezuelano, também voltou a subir.
Até quando seremos forçados a sofrer esta escalada escandalosa do preço da gasolina? Um governo verdadeiramente preocupado em imprimir uma maior dinamismo à economia e atento aos problemas sociais, já teria assumido a sua função moralizadora pondo termo a esta especulação sem limites.
As queixas relativas à função pública (859 novos processos) assinalaram um crescimento de 37 por cento, colocando o tópico no primeiro lugar dos assuntos mais reclamados ao provedor de Justiça.
Em 25 por cento destes processos a iniciativa pertenceu a professores, por causa do concurso de ingresso na categoria de professor titular.
A violência xenófoba na África do Sul ENVERGONHAM o mundo inteiro. Ou pelo menos deviam envergonhar. Os imigrantes do Zimbabwe e de Moçambique têm sido das principais vítimas por serem os principais alvos. Gente inocente é morta selvaticamente por uma xenofobia incompreensível e reprovável.
Curiosamente, muitos dos que são abertamente contra o racismo e a xenofobia, e pela cooperação entre os povos, não se têm feito ouvir. Ou marcam presença sorrateiramente. Sem comentários, apenas a notícia vagamente. Não passam disso. Andam estranhamente calados. Também gostava de os ouvir nestas ocasiões de verdadeiro horror porque o combate ao racismo e à xenofobia, não deve ser selectivo, deve ser total.
A vida é sustentável, cada vez mais sustentável, como se depreende pelas "atoardas" dos governantes. Contudo, até na página oficial da Presidência da República pode ler-se a verdade da notícia
• Taxa de Desemprego é a maior dos últimos 21 anos – Mulheres continuam a serem mais afectadas que os homens; Aumenta a precariedade; Licenciados cada vez mais sujeitos ao desemprego.
A nova modernice do governo é o aumento de gasolina na hora. Aumentos hora sim, hora sim. UMA VERGONHA, ainda dizem que vão investigar
Dizia José Sócrates, na altura ministro do Ambiente, em que este acusava José António Cerejo de ser “leviano e incompetente”, de padecer de “delírio” e de servir “propósitos estranhos à actividade de jornalista”.
Mas a grande questão ainda é a de saber como é possível este José Sócrates, um pseudo-engenheiro, que diz que tirou um curso e um pós graduação que já toda a gente sabe COMO FOI e ONDE FOI e que, ainda por cima, MENTIROSO como tem sido, assume a paternidade de uns pseudo PROJECTOS de engenharia/arquitectura de fazer arrepiar qualquer mestre de obras com a 4ª classe, ainda é capaz de chamar alguém de "incompetente e leviano"? E mesmo depois daquelas "istórias" MUITO MAL CONTADAS das fotocópias na Assembleia da República também ainda tem o descaramento de falar em "propósitos estranhos à actividade"?
Estamos na Europa ou isto já é o Burkina Faso, com todo o respeito por esse país africano?
Aos meus alunos, aos Pais dos meus alunos, aos professores e a todos os meus concidadãos. Tenho cinquenta e tal anos de idade, trinta e muitos dos quais como docente no ensino secundário e no ensino superior.
E como se não bastasse a alteração dessas regras, é aprovado, entretanto, um novo estatuto para a carreira docente. E logo de seguida é aberto o concurso para professores titulares. Um concurso para uma nova categoria onde eu não tinha lugar! Não reunia condições. Mesmo com um Mestrado em Ciências da Educação e sem ter dado uma única falta nos últimos sete anos, o meu curriculum valia, apenas, 93 pontos! Faltavam 2 pontos para o mínimo exigido a quem estivesse no 10º escalão.
Com as novas regras, o meu departamento passou a ser coordenado, a partir do presente ano lectivo, por um professor titular. Um professor que está posicionado no 8º escalão. Tem menos 15 anos de serviço do que eu. Foi meu aluno no ensino secundário e, mais tarde, meu estagiário. Fez um bacharelato com média de 10 valores e no estágio pedagógico obteve a classificação de 11 valores. Recentemente concluiu a licenciatura numa estabelecimento de ensino privado, desconhecendo a classificação obtida. É um professor que nunca exerceu qualquer cargo pedagógico, à excepção de director de turma. Nos últimos sete anos deu 84 faltas, algumas das quais para fazer 15 dias de férias na República Dominicana (o atestado médico que utilizou está arquivado na secretaria da escola, enquanto os bilhetes do avião e a factura do hotel constam de um outro processo localizável). O seu curriculum vale 84 pontos, menos 9 pontos do que o meu. Contudo, este docente foi nomeado professor titular.
´A conclusão, embora absurda, é clara: se eu estivesse apenas no 9ºescalão, e com os mesmos pontos, seria considerado um docente altamente qualificado, com mais experiência, mais formação e mais autoridade. Como estou no 10º escalão, e não atingindo os 95 pontos, eu já não sou nada. Isto é o resultado de uma selecção feita com base na (…) aplicação de uma grelha de critérios objectivos, observáveis e quantificáveis, com ponderações que permitam distinguir as experiências profissionais mais relevantes (…) [onde se procurou] reduzir ao mínimo as margens de subjectividade e de discricionariedade na apreciação do currículo dos candidatos, reafirmando-se o objectivo de valorizar e dar prioridade na classificação aos professores que têm dado provas de maior disponibilidade para assumir funções de responsabilidade.`
Agora consta-se por aí (e por aqui) que aquele professor (coordenador do meu departamento) me irá avaliar… Não, isso não será verdade. Esse professor irá, provavelmente, fazer de conta que avalia, porque só pode avaliar quem sabe, quem for mais competente do que aquele que se pretende avaliar.
Cumprimentos.
Vitória da humildade, da crença e do trabalho contra
a arrogância, o desprezo pelo adversário e o convencimento.
Parabéns Sporting Clube de Portugal
Considero que a época 2007/2008 do Sporting, na sua generalidade, foi muito boa, superior à do FCPorto: ganhou a Supertaça e a Taça de Portugal, foi finalista na Taça da Liga, atingiu os Quartos-de-Final da Taça UEFA e classificou-se em 2º no Campeonato.
Foi a equipa que fez mais jogos na época (10), jogou sem avançados, e com juniores, suplentes, reservas e jogadores lesionados. A partir do 2º jogo, começou imediatamente a ser prejudicado pelo Pedro Proença, a favor do FCPorto com uma vitória com aquele livre FANTASMA.
O Tribunal Arbitral de Desporto (TAS) deu ontem provimento ao recurso apresentado pelo atleta paralímpico sul-africano Óscar Pistorius, que pretende correr nos Jogos Olímpicos de Pequim. Pistorius, que tem ambas as pernas amputadas abaixo dos joelhos, havia visto negada a sua pretensão pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), com o argumento que as suas próteses o beneficiavam, mas viu agora reacender-se a chama do seu sonho olímpico.
Confesso que de facto não é fácil poder ter uma opinião sobre este caso sem cair no erro do "politicamente correcto" de proteger um deficiente motor com todos os direitos e mais alguns que naturalmente tem ou, de cair num outro erro, de não lhe dar o beneficio da dúvida e permitir que usufrua de "ferramentas" que lhe permitam competir em desigualdade de circunstâncias com outras pessoas ditas normais.
Aparentemente, parece que iniciámos "a sério" a era Biónica do Desporto ainda que ela tenha dado os seus primeiros passos após a 2ª Grande Guerra Mundial.
A Biónica é a ciência que estuda determinados processos biológicos dos seres vivos (mecanismos mecânicos e electrónicos) a fim de aplicar processos análogos à técnica e à indústria (implantes artificiais ou a sistemas industriais).
Biónica é a investigação, sistemática, das soluções orgânicas e estruturais aplicadas pela natureza aos seus elementos, visando colher dados para a solução de problemas técnicos de formas, estruturas ou objectos.
Não conheço verdadeiramente o relatório do TAS, mas começo a pensar que uma das grande preocupações futuras a par do dopping, passará a ser a de confrontar qual dos atletas se apresentará em provas com a melhor tecnologia. E depois se aparecerem saltadores e lançadores com próteses biónicas estruturais ou maratonistas com próteses biónicas cardio pulmonares, será que não estamos a desvirtuar o desporto e a verdade desportiva?
Vou mesmo ter de amadurecer o assunto. Com todo o direito que os deficientes têm à prática desportiva, não podem por isso mesmo, serem beneficiados. Não sei se é o este o caso. Não sei também se não é.
Confirmem no vídeo, numa corrida de 400 metros em Roma, onde ficou em 2º lugar:
Segundo o estudo, «quase 80 por cento dos professores querem um sistema de auto-regulação, uma Ordem dos Professores».
«Como ponto de partida para este sistema, enfatizamos (ANP) a criação de um código deontológico para a profissão de docente, que é a única que trata da formação das pessoas que não tem um código», afirmou.
«Uma larga maioria dos professores consideram importante o surgimento de uma entidade de auto-regulação, não só por questões meramente corporativas mas porque entendem que essa é uma forma de reconfigurar a própria profissão de docente, conceder-lhe um outro reconhecimento social e por outro lado contribuir para a melhoria da qualidade da educação», salientou.
O estudo baseado numa amostra de educadores de infância e professores do ensino básico e do secundário e que João Ruivo considerou «marcante por não existir nenhum sobre a matéria, com rigor científico, desde 1990», revela ainda que 61 por cento não sente que o seu trabalho seja reconhecido pela sociedade.
Para além disso, mais de 90 por cento revelam uma grande preocupação para com o seu futuro profissional e não estão satisfeitos com o pouco apoio pedagógico que o Ministério da Educação lhes dá.
Dos resultados obtidos foi também possível concluir que «a maioria não está satisfeita com o interesse revelado pelos alunos nas questões de aprendizagem escolar, e também apresenta insatisfação quanto às políticas educativas do Ministério da Educação, assim como com o trabalho desenvolvido pelos sindicatos».
Os concursos profissionais são também alvo de críticas, revelando os professores inquiridos, que estes causam instabilidade profissional.
Segundo o presidente da ANP, o estudo, que culminou no lançamento do livro «Ser Professor: Satisfação Profissional e Papel das Organizações de Docentes», será enviado ao Ministério da Educação «pela sua utilidade, importância e relevo».
«Há um caminho ainda a percorrer. Há que dar um novo sentido à forma como se olha para a construção da própria educação. E o Ministério da Educação tem falhado numa atitude arrogante que vai levar a um isolamento com consequências que pela primeira vez vamos poder atribuir a alguém em concreto».
E nem me importava absolutamente nada que ganhasse apenas por 1-0, com um golo marcado pela mão, em posição fora-de-jogo, depois de ultrapassado o período dos descontos do tempo. Um golo DESCARADAMENTE IRREGULAR. Igual àquele do Rony do Paços de Ferreira que o ano passado tirou um campeonato ao Sporting.
É por isso que, no meio de toda esta bagunça vergonhosa instalada, ainda há quem diga que, este ano, AFINAL o Sporting ficou em 3º lugar. O Futebol Clube do Porto em 1º e a Policia Judiciária em 2º ... atrás do FCPorto!!!
Sim ... e agora?
E diz aquilo com o mesmo à vontade com que diz que não sabia da existência de uma lei que não permite fumar dentro dos aviões, que aliás nem sequer é deste ano, TEM ANOS (e ele que viaja muito SABE MUITO BEM!), não leu os avisos luminosos de "proibido fumar" nem ouviu as normas de segurança lidas no inicio da viagem. Cego, surdo e mudo.
Bardamerda para isto tudo, é descaramento e incompetência a mais. Para já não falar na mentira constante.1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 1 0 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41 - 42 - 43 - 44 - 45 - 46 - 47 - 48 - 49 - 50 - 51 - 52 - 53 - 54 - 55 - 56 - 57 - 58 - 59 - 60 - 61 - 62 - 63 - 64 - 65 - 66 - 67 - 68 - 69 - 70 - 71 - 72 - 73 - 74 - 75 - 76 - 77 - 78 - 79 - 80 - 81 - 82 - 83 - 84 - 85 - 86 - 87 - 88 - 89 - 90 - 91 - 92 - 93 - 94 - 95 - 96
... uffffffffff ... noventa e seis? noventa e seis? ... é preciso ter cá um fôlego para contar até 96 sem respirar. Já chega, ou querem mais?
Bom, tal como se diz agora, "então é assim:"
Digo-vos já que isto é muito científico, requer muito estudo e aconselhamento especializado. Até 96 (noventa e seis) condutas já viram o que é que vou ter de pedalar? Tenham dó!!!
Comecei hoje, devo ter isso pronto daqui a 9 anos (nove), lá para 2017 ... mais ou menos.
Para vos aguçar o "engenho e arte", dir-vos-ei apenas as 2 primeiras condutas já em estudo.
Ainda vou na 2ª (segunda) conduta. A 1ª (primeira) já sei qual é. É "deitar cedo" (no dia anterior, claro), a 2ª estou muito inclinado (pá frente, claro!) que possa vir a ser "cedo erguer".
Estou a estudar o assunto, tenho lido muito e, amanhã mesmo, tenho uma consulta com um psicólogo internacional conceituado especialista em cronobiologia. Vou ter de analisar a duração do sono, as fases do sono, os ritmos do cérebro, as perturbações do sono, os ciclos circadianos, os ritmos escolares na vida de um professor, o sistema nervoso, ... enfim, dá para entender o trabalhão que vou ter.
Podem começar já a apontar embora ainda esteja no prelo:
1 - deitar cedo
2 - cedo erguer
Então digam-me lá uma coisa. Queriam isto à borla, era? Já perceberam porquê que a formação é cara? Já viram o que tenho de trabalhar para construir a minha grelha de condutas CADPD-96 ? Se quiserem mais de 96 normas, é óbvio que têm de pagar mais, é mais caro. É a metro. Mas não me peçam menos de 96 porque senão é mais barato e eu não estou aqui para aquecer, quero ganhar o meu, percebem? Ai pensavam que isto era fácil, pensavam? Pois, pois ... estou a ver, seus malandros.
Ok, então pronto, até 2017, vão ver que vos surpreendi! Tenho a minha fé. É fatal "comó" destino.
"Quero fazer-vos uma declaração sobre o facto de ter fumado no avião. De facto fumei, com o ministro da Economia enquanto conversávamos, mas no convencimento de que se podia fumar, porque assim sempre aconteceu nas outras viagens anteriores".
O primeiro-ministro referiu-se de seguida à possibilidade de ter violado a lei ao fumar dentro do avião.
"Estava convencido que não estava a violar nenhuma lei nem nenhum regulamento. Infelizmente há essa polémica em Portugal e eu quero lamentar essa polémica. Se por algum motivo violei algum regulamento, alguma lei, lamento e peço desculpa, não voltará acontecer", disse Sócrates.
"Este episódio despertou-me para o facto de os fumadores, inconscientemente, poderem violar leis e regulamentos que desconhecem. Não sei se a última lei se aplica ou não aplica (em voos fretados), mas o Governo tem uma especial responsabilidade e eu também quero contribuir para isso."
Ai sim? Mas então quem é que fez a lei? Não foi ele? Como é possível desconhecer a lei? ... no convecimento de que se podia fumar? Já o Director Geral da ASAE também estava no convencimento de que não se podia fumar nos casinos ... ahahahahaha. Pedir desculpa, fica-lhe bem mas, o que ele terá é de pagar uma multa. Mas não pode ser uma multa qualquer. deveria ser uma MULTA EXEMPLAR. EXEMPLAR!!
Ora bem, então e porquê que uma vez mais, José Sócrates está a mentir com quantos dentes. Porquê que ele é mentiroso?
Basta ler o que diz o jornal PÚBLICO, que foi quem denunciou esta vergonha, esteve presente no mesmo avião e ainda teve que fumar o fumo que o sr. primeiro ministro deitou para fora.
"O Airbus A 330 da TAP saiu de Lisboa às 21h00 de segunda-feira. O filme de segurança foi claro a explicar que aquele era um voo de não-fumadores, as luzes de proibição de fumar mantiveram-se acesas durante todo o percurso de oito horas e no folheto de segurança era também claro e explicado em letras garrafais a proibição. Pelas 23h00, servida a refeição, alguns membros do gabinete do primeiro-ministro, que seguiam na traseira do avião, onde estavam também os jornalistas, começaram a dirigir-se para a frente da aeronave com maços de tabaco na mão. Falavam entre si no facto de “já se poder fumar”. Uma cortina junto à porta de emergência escondia os fumadores dos restantes passageiros. No local o cheiro a fumo era intenso."
"Embora escondidos atrás da cortina" ... "Pelas 23h30 foi a vez do próprio primeiro-ministro se esconder atrás da cortina e acender um cigarro" ... "Voltaria lá mais uma vez, como o PÚBLICO pode ver, cerca de meia hora mais tarde" ... "Pelas duas da madrugada o primeiro-ministro, membros do seu "staff" e alguns empresários reuniram-se em conversa junto à “zona” fumo, apesar de nesse momento e durante cerca de uma hora estarem acesas as luzes de obrigatoriedade de os passageiros se encontarem sentados e com os cinto de segurança apertados. Nessa altura, alguns já nem se escondiam atrás da cortina para fumar. ... Pelas 3h05 o próprio primeiro-ministro, acendeu um cigarro à frente de todos, desta vez também sem se esconder atrás da cortina" ... "em outras ocasiões o primeiro-ministro tinha fumado em voos TAP"
O PÚBLICO não viu, nem ouviu em nenhuma ocasião durante as oito horas de voo algum membro do gabinete do primeiro-ministro questionar fosse quem fosse sobre a possibilidade de se fumar a bordo, num voo onde foi sempre claro que tal era proibido.
Mas quando é que este homem aprende a não dizer mentiras? A deixar de ser mentiroso?
Um polícia bate num negro é uma atitude racista, um bando de negros mata 3 polícias, não estão inseridos na sociedade.
O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e empregados, no Fórum Montijo o WC da Pizza Hut fica a 100m e nem tem local para lavar mãos.
O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).
O ministério do ambiente incentiva o uso de meios alternativos ao combustível, no edifício do ministério do ambiente não há estacionamento para bicicletas, nem se sabe de nenhum ministro que utilize a bicicleta.
Nas prisões são distribuídas gratuitamente seringas por causa do HIV, mas como entra droga nas prisões?
No exame final de 12º ano és apanhado a copiar e chumbas o ano; o Primeiro Ministro fez o exame de inglês técnico em casa, mandou-o por fax e é Engenheiro.
A inflação para ter os valores que tem, é baseado em que produtos? Eis a lista: ÁGUA DE MARIALVA, MARGARINA MARIA INÊS, PÃO DE TRIGO DAS BERLENGAS, SAL PURIFINADO DAS ILHAS SELVAGENS, COUVE DE AMARELEJA, FEIJÃO BANHA, CARNE DE SUÍNO ISRAELITA, LEITE DE LAMA, AZEITE IMPORTADO DO SURINAME, BANANAS DA ISLÂNDIA, FRALDAS DESCARTÁVEIS PARA ADULTOS COM 2,15m, PASSE SOCIAL ENTRE AS ILHAS SELVAGENS, CARNE DE DINOSSAURO, PEIXE RARO, CAMARÃO DE TROMBA ARREGAÇADA, CHOCOS COM TINTA TRANSPARENTE, ALHOS DO SRILANKA, AZEITONAS DA GUATEMALA, LIMÕES DO SARA OCIDENTAL, ARROZ DA JORDÁNIA, CARACÓIS DA MONGÓLIA, TOMATES DE LILLIPUT E SABÃO MERCURIAL DA ETIÓPIA.
Com estes produtos e a sua variação anual fixa-se a taxa de inflação em Portugal em 2,1%.
Um jovem de 14 anos que mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal, um jovem de 15 leva uma chapada do pai por ter roubado dinheiro para droga, é violência doméstica.
Uma família a quem a casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra, o estado não tem dinheiro para fazer uma nova, têm de viver conforme podem; 6 presos que mataram e violaram idosos numa cela de 4 e sem wc privado, não estão a viver condignamente e a associação dos direitos humanos faz queixa ao tribunal europeu.
Começas a descontar para o IRS em Janeiro e só vais receber o excesso em Agosto do ano que vem, não pagas às finanças a tempo e horas e passado um dia já estás a pagar juros.
Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal, constrói-se um bairro de lata e ninguém vê.
Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos o pões a trabalhar contigo num ofício respeitável, é exploração do trabalho infantil; se és artista e o teu filho com 7 anos participa na gravação de telenovelas 8h por dia ou mais, a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe.
O primeiro-ministro diz que o serviço de saúde com as medidas tomadas está mais prático e eficiente; há dias esteve doente e não há registo dele na sala de espera nem na última década de alguém ter visto, ministro, mulher, filhos ou enteados nos SAP´s.
Numa entrevista à televisão, o Primeiro-Ministro define a Política como "A Arte de aprender a viver com a decepção".
Estaremos, como Portugueses, condenados a aprender a viver com este Primeiro-Ministro?
Maria de Lurdes Rodrigues, hoje já toda a gente sabe, foi professora do 1º ciclo do ensino básico. Uma profissão prestigiante que ela faz toda a questão de esconder. Tem vergonha de ter sido VERDADEIRAMENTE professora.
Várias vezes tinha visto o seu currículo e nunca tinha reparado nisto. Só me lembro de ver referências académicas neste portal desde 1984. Terei visto mal? Terá isto caído de paraquedas? Bom ... fica o benefício da dúvida.
Foi subindo na sua carreira SEM SER AVALIADA, até chegar a ministra. A unica avaliação até agora conhecida foi como ministra, no dia 8 de Março. Cem mil (100.000) professores saíram à rua, em protesto, numa manifestação sem precedentes na península ibérica. Foi a única avaliação conhecida! Resultado: CHUMBADA!
Enfim, temos uma ministra da educação que NUNCA publicou qualquer livro sobre educação, que se esquece que uma escola não é uma empresa nem nunca o será, e se um dia o vier a ser já não será escola.
José Sócrates não é mais que os professores. Quando querem fumar, abrem a porta e vão fumar para fora da escola. Sócrates deveria ter feito o mesmo, abrir a porta do avião e fumar lá fora.
Leiam esta notícia horrenda, em pleno século XXI. Exactamente, século XXI
“A minha filha mereceu morrer por se apaixonar”
Um alarve xiita sufocou e esfaqueou a própria filha com o aplauso dos amigos e o entusiasmo dos irmãos que ajudaram a assassinar a irmã.
O mundo civilizado horroriza-se com a selvajaria do crime e a felicidade do troglodita que o cometeu. A polícia reconheceu-lhe lhe razão e os autóctones renderam-lhe a homenagem que merece um primata que defende a honra da família.
Uma muçulmana que não se envergonhava de amar um cristão, capaz de comer carne de porco e de beber álcool, uma islamita de nascimento que se esqueceu de que não pode amar quem quer, morreu como merecia, para lavar a afronta a Maomé.
A mãe da jovem, quando o marido a sufocava, ainda chamou os filhos para ajudarem a irmã, mas eram fortes os motivos do pai e justo o castigo. Os mancebos, de 21 e 23 anos, ajudaram a matar a irmã. A vítima não teve direito a funeral e os tios compareceram para cuspir sobre o cadáver quando foi lançado a uma vala.
Chamava-se Rand Abdel-Qader e apagaram-lhe o sorriso lindo aos 17 anos.
Esta foi apenas uma das cinco mil mulheres que todos os anos são vítimas dos «crimes de honra» em todo o mundo. As milícias religiosas conhecem a obsessão divina com a roupa e os comportamentos femininos e sabem como Deus exulta com a morte das mulheres que o contrariam.
Sempre foi assim.
"Facilitismo, é chumbar" - não é difícil perceber-se para quem ela terá falado. Não foi certamente para os professores que estão muito mais à vontade para explicar à srª ministra como se deve ensinar. Não, não foi. Foi uma linguagem brejeira, direccionada para os pais e alunos, mais um artificio de conflito e pressão que os atire contra os malandros dos professores.
Os professores têm de trabalhar MAIS. Soa bem aos ouvidos, principalmente da CONFAP. O orgulho de quem diz que perdeu os professores mas ganhou a população, é o reflexo do caminho brejeiro que esta ministra escolheu na cruzada contra ( e sempre) os professores.