BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

sexta-feira, 6 de julho de 2007

A IMPORTÂNCIA DO ... ARAÚJO

"Ar", de Araújo

Pepe veio para Portugal pela mão do homem mais investigado em corrupção no futebol : o empresário António Araújo.

Este vendedor de sonhos e jogadores era empreiteiro em Ermesinde. Um dia resolveu entrar no mundo do futebol e assumiu a presidência do Ermesinde.

António Araújo é familiar de Jorge Gomes, um elemento que nessa altura trabalhava no departamento de futebol do FC Porto e era o homem de maior confiança de Reinaldo Teles, tendo surgido envolvido no Caso Guímaro, quando este árbitro foi acusado de corrupção. António Araújo, pela mão do seu familiar Jorge Gomes transformou-se num dos melhores amigos de Reinaldo Teles e o seu apetite pela arbitragem ganhou mais depressa asas do que se tivesse bebido Red Bull.

Mas o futebol tem um sem número de oportunidades para se ganhar dinheiro, principalmente para aqueles que não olham a meios para atingir fins. A venda de jogadores era o que estava a dar. Araújo colocou imediatamente o seu plano em marcha. Viajou para o Brasil e num ápice deixou o Ermesinde para comprar 50% do clube brasileiro, Corinthians Alagoano em parceria com outro empresário brasileiro e o presidente do Nacional.

Este clube, em muito pouco tempo passou a ser o entreposto de venda de jogadores para Portugal. Deco veio por essa via e Pepe também. Os jogadores eram vendidos ao Corinthians Alagoano por uma determinada verba e saíam do clube brasileiro por números substancialmente superiores com negócios geridos através de "off shores".
Desta forma deixava de haver controlo entre o negócio da venda e da compra. O Corinthians Alagoano é um clube sem expressão no Brasil, mas tem vendido as melhores estrelas para o futebol português quase todos pela mão de António Araújo , o tal que trata Pinto da Costa por "engenheiro chefe".

Todavia nem Pepe nem Deco vieram directamente do Alagoano para o FC Porto. Aterraram antes noutros clubes portugueses e só depois se transferiram para os dragões, até porque António Araújo, na maior parte dos casos, ficava detentor de uma boa percentagem nos passes dos jogadores. São estes passos que estão a ser investigados pela equipa de Maria José Morgado, porque se suspeita de fugas de comissões para contas abertas em bancos no exterior e até em "off shores".

Mas ao longo de todos estes anos tem-se vindo a levantar a suspeita de que alguns dirigentes do nosso futebol têm recheado substancialmente as suas contas bancárias à custa destes negócios, no entanto, pouco se tem avançado em termos de produção de prova.

.

Sem comentários: