BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

domingo, 6 de maio de 2007

CUBA - O "IDH" QUE TANTO ORGULHA OS SIMPATIZANTES DE FIDEL CASTRO


Índice de Desenvolvimento Humano
(Isto a propósito de uma conversa com um amigo que se encontra no Rio de Janeiro, defensor do regime castrista)
Qual Desenvolvimento Humano em Cuba?
Isto só mesmo para brincar ... De facto, os parâmetros para o cálculo do IDH, são quase todos eles baseados na saúde e educação (alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade) o que, obviamente, à custa do mísero sacrifício a que o povo cubano é sujeito, elevam o índice de Cuba.
Não é difícil perceber a FALSIDADE que reveste a capa do índice de natalidade em Cuba, parte integrante dos parâmetros do IDH.
Medido por esses parâmetros, obviamente que o Índice de Cuba tem de crescer. Mas isso é extremamente redutor. Redutor e RIDÍCULO. Feito à medida.
Parece a Academia sueca a eleger o Prémio Nobel.

Agora, se incluirmos no Desenvolvimento Humano, a alimentação (que em Cuba é racionada e miserável por ser exígua), o conhecimento do mundo, a tecnologia, a habitação, o turismo, a informação, o automóvel, a televisão, o computador, o telefone, a máquina de lavar roupa, o lazer, o cinema, ir a um café tomar a bica e estar com os amigos, os transportes públicos, as publicações e revistas sociais, o turismo (interno) dos cubano ... enfim ... tudo aquilo que para nós hoje não passa de uma banalidade, as coisas assumem uma figura completamente diferente.
E o Poder de Compra? ZERO, aliás, nem isso, ... é NEGATIVO!
Quem não é do governo ou prostituta, vive ao nível ... de cão, (é a realidade, para além destas duas "classes sociais" quem vive bem em Cuba?)
Quanto ganha um cubano? Qual é o nível de vida lá? O que diz a "Human Rights Watch" de Cuba?
O "regime cubano social-comunista" RACIONA a comida nas lojas do Povo e, 1 pacote de arroz tem de dar para um mês numa família de 5/6 pessoas. Qual é o ordenado mínimo nacional? O equivalente a 12 euros em Portugal (2.4000$00) e o nível de vida lá é muito parecido com o de cá em Portugal. Um taxista, por exemplo, ganha 15 euros (3.000$00) e num mês de maior movimento, consegue ir aos 17 euros (3.400$00).O vencimento de um cubano é pago em "pesos cubanos" (moeda nacional) que apenas serve para eles cubanos pagarem as "despesas oficiais". Se pretenderem comercializar cá fora, têm de trocar esse dinheiro que sobrar por "pesos convertíveis" que são 10 vezes mais caros.
Não, NÃO ME ENGANEI, disse bem, DEZ VEZES MAIS CARO.

Por exemplo, eu comprei a uma criança de 5/6 anos talvez, 4 latas de leite em pó que não dá para 15 dias (pouco maior, cada uma, que a lata de leite moça) pelo equivalente a 22 euros, imaginem ... (ordenado mínimo 12 euros, recordo)
O "regime social-comunista/castrista" de facto, raciona a alimentação e com a política económica e objectivos de vida que traça e a que OBRIGA cada cubano, limita-os ao mínimo, ao que eles querem que o povo tenha. Dá-lhes saúde e educação, é um facto, mas NÃO PASSA DISSO. Realmente, quando se quer encontrar algo que mereça algum "destake" do "regime social-comunista/castrista", fala-se da saúde e da educação.

OS CUBANOS NÃO TÊM MAIS NADA ... !!! Isto tudo para já não falar na... ditadura de Fidel, nos presos políticos, nos fuzilamentos, na censura, etc. etc.
De facto Cuba tem o sistema de saúde e educação gratuitos, é verdade, mas para o governo ter AO MENOS alguma coisa para lhes dar do "sistema social-comunista" CADUCO, vê-se obrigado a CHULAR TODO o seu povo e, claro, os agentes de saúde e de educação.
Alguém troca uma saúde gratuita com 77,23 anos de VIDA DE CÃO por uma vida digna?
Eu, prefiro pagar a saúde e ter DIREITO A VIVER.
Trata-se, de facto, da opressão do povo cubano por uma SEVERA E SANGUINÁRIA DITADURA há 50 anos. Há mais tempo que Salazar em Portugal.
E o Bloqueio oprime o povo cubano? É verdade que sim, o bloqueio traz imensas dificuldades a esse povo que só é povo "coitadinho" para isso, porque para as barbaridades que o SISTEMA POLÍTICO ASSASSINO, BÁRBARO E CADUCO, isso já não é povo que sofre. Quando se trata de falar em Direitos Humanos... está bem, está bem ...
O Bloqueio de facto não dá aos cubanos para "viverem à larga" mas, o "regime de ditadura social-comunista" que vigora a FERRO E FOGO, dá muito, mas MUITO menos. E isso é o que custa dizer em voz alta embora eu admita que muitas vezes os seus defensores o pensem para dentro e em surdina.
Mas, toda a gente sabe que o Bloqueio é desculpa para TUDO e já não pega, (embora importante mas não é só, já o referi), não é pau para toda a colher, já são muitas desculpas ... por tudo e por nada, é o bloqueio. BASTA de desculpas já esfarrapadas, até parece que o resto é uma santidade. Parece o Sócrates, que ao fim de 2 anos de governo desastroso, a culpa ainda é do governo anterior, como se fosse a primeira vez que ele estivesse no o governo. Porquê que a Internet é proibida ao povo cubano? E os telemóveis? E os Jornais? E a pesca quando o que mais há lá é peixe e água por todo o lado? E o turismo? E a livre opinião? E a propriedade privada? O que é que tudo isto tem a ver com o Bloqueio?

Já alguém se imaginou 6 horas de pé, OBRIGADO a estar na Praça da Revolução (figura ao lado), debaixo de uma temperatura de 40 graus e mais, sem sombras no meio de milhares de pessoas, a ter de ouvir um discurso monocórdico e, no fim, ser OBRIGADO a bater palmas? O que é que isto tem a ver com o Bloqueio? Se um dos "inspectores de bairro" (chamados "bufos" no tempo de Salazar, ... em Cuba sempre é mais pomposo), - cada bairro tem 4 (1 por rua) - denunciar, faltas de rotina na rua ou faltas às manifestações de apoio a Fidel, o que é que isto tem a ver com o Bloqueio?
E se Cuba é um exemplo mais mediático, não será porque "aquilo" está tão podre que muito provavelmente será o próximo regime comunista a levar uma volta. Salazar caiu da cadeira, Fidel tropeçou no atacador. Querem maior semelhança?
O sistema socialista/marxista/comunista cubano de ditadura é deprimente para o povo cubano.
O Bloqueio NÃO PODE, NEM DEVE ser utilizado como ESCUDO ou como GUARDA-CHUVA do regime caótico, assassinos, desumano, "social-comunista" de Fidel de Castro. É óbvio que continuar ao fim de tantos anos a atirar a culpa POR TUDO E POR NADA ao bloqueio é também, para além de uma desculpa esfarrapada, má fé. O progresso cubano e o bem estar do povo cubano, devem-se mais ao regime que ao bloqueio já que a falta de direitos e limitações impostas por uma UTOPIA CEGA de regime, NADA têm a ver com o bloqueio.

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom, li agora tudo sobre isso no seu blog , pois agora estou lendo bobagens de 2 comunistas brasileiros que não passam de dois jovens ignorantes com vida boa de classe média.

Dalisson disse...

Muito bom é pouco, ótimo, adoraria que os castro parassem de escarnecer na cara do mundo com um idh alto em um país onde não se pode ter uma vida digna. Carro, informação, televisão (além de um barbudo discursando sobre o próprio umbigo) nem pensar, prefiro meu brasil com certeza, se os comunistas não gostam vão passar um ano em cuba se valer a pena e a desnutrição não os pegar boa sorte em sua nova vida.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Partido único, não há eleições nem liberdade, nem democracia. presos políticos. Fidel 49 anos no poder contra os 36 anos de Salazar.
Este país é exemplo para quem?

Francisco disse...

Eliminei um comentário anterior pela forma ofensiva e mal educada como foi escrita. Quem discorda pode discordar à vontade, o que não pode é utilizar nomes para ofender quem quer que seja.
A ofensa apenas mostra a verdade dos factos porque quem não tem razão utiliza sempre modos e meios menos próprios.

Sakura Ikari disse...

Olha, não creio que CUBA esteja com a classificação errada, uma vez que, 99% de seu povo é alfabetizado, TODOS tem alimentação e SAÚDE (esse item até supera os dos países de primeiro mundo visto que CUBA tem só no ramo da oftalmologia 13 aparelhos enquanto os demais países detem tecnologias para no máximo 5 ), E não se iluda com o que você ouve na mídia... Saiba que até Steven Spielberg (sim o diretor de Jarassic Park) fez faculdade de cinema em Cuba que por sinal é a melhor faculdade de cinema do mundo... Então espero que meu ponto de vista não a incomode, mais a faça refletir que CUBA não é o paraiso mas esta longe de ser um inferno, so porque não tem a dita internet, ou um carros de luxo e ao contrario do que se pensa, em Cuba também tem coca-cola e outras marcas multinacionais com só que as marcas ao entrarem no mercado Cubano mudam de nome...

É só

Gabriel Weber dos Reis disse...

"O sistema socialista/marxista/comunista cubano de ditadura é deprimente para o povo cubano." HAHAHA Primeiro: socialismo é um sistema distinto do comunismo, você faz todo um texto moralista sobre cuba, fidel, revolução e tudo mais e não sabe nem a diferença desses dois sistemas? sacanagem né. Segundo: Pode perguntar pra quem você quiser la em Cuba, a maioria dos habitantes apoia Fidel, e o regime socialista. Nem todo mundo precisa de computador, carro de luxo, mansões e riqueza material para viver bem, para alguns pouco é muito. Reflita.

Francisco disse...

Gabriel Weber dos Reis.

Vê-se logo que NUNCA foi a Cuba nem percebe nada de Cuba. Essa de dizer que os cubanos apoiam Fidel, só mesmo se for para rir. Vá lá e veja, fale com eles à parte.- Só os do aparelho comunista é que querem que o Fidel continue.
SABE PORQUÊ QUE NÃO FAZEM ELEIÇÕES? SABE? PORQUÊ?
"Nem toda a gente necessita de computador, carro de luxo, etc ... para viver bem, para alguns pouco é muito"
É VERDADE, mas lá nem carros de corda, quanto mais de luxo. Quanto ao resto, também é verdade, para quê relógio, TV, electricidade, hospitais, computadores, ... se na Idade da Pedra ninguém tinha nada disso e também viviam?
Você não tem computador? Gosta de ter, não gosta?
Então tenha juizo e não diga asneiras.
Ou então vá para Cuba para saber o que é cana doce.
Passe bem!

Gabriel Weber dos Reis disse...

Pelo jeito quem não percebe nada de Cuba é tu, critica os hospitais de la? cara, sinceramente, procure se informar. Os melhores médicos são os de Cuba (e não estou falando isso porque li em revista, tenho amigos cubanos que moraram na Europa, nos EUA e me confirmaram que em Cuba os médicos são melhores mesmo) e HOJE os hospitais de lá recebem a estrutura necessaria que não recebiam a anos atrás(até porque não adianta ter os melhores médicos e não ter os equipamentos), sem contar que a saúde em Cuba é comparada e as vezes maior que a de países de primeiro mundo. Ja tive longuíssimas conversas com cubanos, ja tive colegas cubanos e todos apoiavam Fidel e confirmavam que a esmagadora maioria la também apoiava. Outra coisa, existe sim eleições lá, não diretas como a nossa, mas por bairro depois do bairro pra cidade, da cidade pro estado e assim vai. Vá tomar juízo você e melhor, vá se INFORMAR para não usar de argumentos vis. Concordo com você que muitas coisas lá são precárias, mas se não fosse a revolução cubana, hoje Cuba seria um Haiti.